segunda-feira, 23 de novembro de 2015

1º Seminário do Padedê do Samba [resumo]

1º Seminário do Padedê do Samba




Olá! Venho por meio desta singela mensagem, agradecer à Simone Ribeiro, 1ª porta bandeira do Imperadores do Samba e presidente da Escola de Mestre Sala, Porta Bandeira e Porta Estandarte Padedê do Samba pela grande ideia de fazer o Seminário sobre o Quesito Mestre Sala e Porta Bandeira.

Foi um momento importante e quem foi, pode verificar que este importante Quesito Mestre Sala e Porta Bandeira é permeado de muita história, de cultura, de ancestralidade, de magia e de significados. Os palestrantes que por lá estiveram puderam nos remeter à fantástica construção não só de um quesito em si, que tem toda uma formação ao longo do tempo, mas de que há um todo, uma magnificência incomparável... Por favor, desculpem o meu entusiasmo, mas foi o que senti assistindo, e acredito que quem compareceu também pode perceber [claro que, comparado ao número de dirigentes, de casais e das direções de harmonia geral que existem no carnaval, pode-se dizer que havia lá uma resumida população]... mas como diz a frase pronta: “quem não foi perdeu”...

Quem por lá esteve pode refletir que só dançar não basta, quem quer saber do quesito, deve conhecer seus preceitos, dogmas e significados... e foi isso que o Seminário proporcionou; estudar o quesito, pois o objetivo era a verificar e estudar a estrutura e a  qualidade do nobre bailado.

No início, sábado pela manhã, este que vos escreve, trouxe algumas reflexões sobre a história do casal... as origens, todas as influências que configuraram na formação e na estrutura do par, bem como dos significados de tudo o que envolve o casal de mestre sala e porta bandeira.

O carioca José Bonifácio Júnior, o Boni, nos brindou também com uma visão histórica, desde o surgimento das sociedades até os dias atuais, falou da conduta, do posicionamento, de etiqueta, do comportamento, das ritualísticas e de tudo o que um casal deve fazer, visando a melhoria constante e para a qualidade do trabalho do casal... Após o carioca Claudinho falou sobre a evolução do casal na pista, as configurações e exemplos de como ocorre o desenrolar de um desfile. Pautou muito da importância da Harmonia Geral na condução do casal e o quanto esta pode interferir no trabalho e no todo.

No Domingo, a Doutora Eliane Santos Souza, do Rio de Janeiro, em sua brilhante explanação, nos colocou em transe, transcorrendo da formação, da “evolução” da dança e da parte técnica, porém, manteve uma atmosfera ritualística, dando conta dos segredos ocultos e da mística que envolve a dança do casal.

Isabel Cristina, gaúcha consagrada na condução de importantes pavilhões do carnaval de Porto Alegre, demonstrou algumas características do Regulamento e do Manual de Julgamento do quesito e demonstrou o seu trabalho primeiro como Jurada e depois como Coordenadora dos jurados do quesito mestre sala e porta bandeira em São Paulo.

Encerrando o Seminário, o mestre sala Chula e porta bandeira Priscila, deram uma contribuição muito importante para o carnaval, além de sua dança, eles contaram sua trajetória e das muitas experiências e situações que um casal se submete... enfim outro momento único!

Este pequeno resumo dá a ideia da dimensão que foram estes dois dias. Em breve, vou escrever mais um sobre este, que considero um grande evento para o Quesito Mestre Sala e Porta Bandeira no nosso Estado, para o carnaval de Porto Alegre e para o Carnaval gaúcho. Aproveito e reforço o agradecimento à Presidente Simone Ribeiro, mas também à todos que ajudaram de alguma forma, como ao Delegado Cleiton, a instrutora Denise Nogueira, ao conselho de alunos, que “meteram a mão na massa”: Tairine Machado, Alisson Prado e Ângelo Cesar de Jesus, que tornaram este evento possível.

Obrigado por este momento!

Até a próxima.

Ramão Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário