segunda-feira, 23 de novembro de 2015

1º Seminário do Padedê do Samba [resumo]

1º Seminário do Padedê do Samba




Olá! Venho por meio desta singela mensagem, agradecer à Simone Ribeiro, 1ª porta bandeira do Imperadores do Samba e presidente da Escola de Mestre Sala, Porta Bandeira e Porta Estandarte Padedê do Samba pela grande ideia de fazer o Seminário sobre o Quesito Mestre Sala e Porta Bandeira.

Foi um momento importante e quem foi, pode verificar que este importante Quesito Mestre Sala e Porta Bandeira é permeado de muita história, de cultura, de ancestralidade, de magia e de significados. Os palestrantes que por lá estiveram puderam nos remeter à fantástica construção não só de um quesito em si, que tem toda uma formação ao longo do tempo, mas de que há um todo, uma magnificência incomparável... Por favor, desculpem o meu entusiasmo, mas foi o que senti assistindo, e acredito que quem compareceu também pode perceber [claro que, comparado ao número de dirigentes, de casais e das direções de harmonia geral que existem no carnaval, pode-se dizer que havia lá uma resumida população]... mas como diz a frase pronta: “quem não foi perdeu”...

Quem por lá esteve pode refletir que só dançar não basta, quem quer saber do quesito, deve conhecer seus preceitos, dogmas e significados... e foi isso que o Seminário proporcionou; estudar o quesito, pois o objetivo era a verificar e estudar a estrutura e a  qualidade do nobre bailado.

No início, sábado pela manhã, este que vos escreve, trouxe algumas reflexões sobre a história do casal... as origens, todas as influências que configuraram na formação e na estrutura do par, bem como dos significados de tudo o que envolve o casal de mestre sala e porta bandeira.

O carioca José Bonifácio Júnior, o Boni, nos brindou também com uma visão histórica, desde o surgimento das sociedades até os dias atuais, falou da conduta, do posicionamento, de etiqueta, do comportamento, das ritualísticas e de tudo o que um casal deve fazer, visando a melhoria constante e para a qualidade do trabalho do casal... Após o carioca Claudinho falou sobre a evolução do casal na pista, as configurações e exemplos de como ocorre o desenrolar de um desfile. Pautou muito da importância da Harmonia Geral na condução do casal e o quanto esta pode interferir no trabalho e no todo.

No Domingo, a Doutora Eliane Santos Souza, do Rio de Janeiro, em sua brilhante explanação, nos colocou em transe, transcorrendo da formação, da “evolução” da dança e da parte técnica, porém, manteve uma atmosfera ritualística, dando conta dos segredos ocultos e da mística que envolve a dança do casal.

Isabel Cristina, gaúcha consagrada na condução de importantes pavilhões do carnaval de Porto Alegre, demonstrou algumas características do Regulamento e do Manual de Julgamento do quesito e demonstrou o seu trabalho primeiro como Jurada e depois como Coordenadora dos jurados do quesito mestre sala e porta bandeira em São Paulo.

Encerrando o Seminário, o mestre sala Chula e porta bandeira Priscila, deram uma contribuição muito importante para o carnaval, além de sua dança, eles contaram sua trajetória e das muitas experiências e situações que um casal se submete... enfim outro momento único!

Este pequeno resumo dá a ideia da dimensão que foram estes dois dias. Em breve, vou escrever mais um sobre este, que considero um grande evento para o Quesito Mestre Sala e Porta Bandeira no nosso Estado, para o carnaval de Porto Alegre e para o Carnaval gaúcho. Aproveito e reforço o agradecimento à Presidente Simone Ribeiro, mas também à todos que ajudaram de alguma forma, como ao Delegado Cleiton, a instrutora Denise Nogueira, ao conselho de alunos, que “meteram a mão na massa”: Tairine Machado, Alisson Prado e Ângelo Cesar de Jesus, que tornaram este evento possível.

Obrigado por este momento!

Até a próxima.

Ramão Carvalho

domingo, 15 de novembro de 2015

1º Seminário sobre Mestre Sala e Porta Bandeira

1º Seminário sobre Quesito Mestre Sala e Porta Bandeira - Porto Alegre - RS


Atenção! Vem aí o 1º Seminário sobre Mestre Sala e Porta Bandeira.
Momento importante: Encontro aberto a todos os segmentos que desejam saber mais do quesito, entender como é, como se julga, qual a posição da dupla, a coordenação, a evolução, enfim, tudo o que está ligado ao casal e à bandeira.

O 1º Seminário, intitulado A DANÇA NOBRE DO CARNAVAL: Estrutura e Qualidade, idealizado e desenvolvido pela Escola de Mestre Sala e Porta Bandeira Padedê do Samba, tem por objetivo avaliar, refletir e conscientizar sobre toda a estrutura que se faz necessária e interfere nas atividades do quesito mestre sala e porta bandeira. O propósito é de integrar saberes, melhorar as condições de trabalho dos nobres casais, colaborar para a harmonia geral da escola e compartilhar experiências gaúchas e cariocas.

O encontro de estudos acontecerá com ciclo de palestras em dois (2) dias, e seis palestrantes, e ocorrerão nos dias 21(sábado, das 9:30-18h) e 22(domingo, das 9:30-12:30h) de novembro de 2015, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre; situada na Avenida Loureiro da Silva, numero 255, Centro Histórico de Porto Alegre – RS.

Nesta edição contaremos com a vasta experiência dos palestrantes:
·José Bonifácio – Mocidade Independente de Padre Miguel – RJ.
·Claudinho (Claudio Dominicina) – Mestre Sala, Instrutor e Diretor da Escola Mestre Dionisio – RJ.
·Eliane Santos de Sousa – pesquisadora, porta bandeira e jurada do Carnaval – RJ.
·Ramão Carvalho – Mestre Sala, temista e jurado do Carnaval – RS.
·Isabel Cristina – Porta Bandeira, Jurada e Coordenadora de Jurados – RS.
·Chula e Priscila – 1º Casal de MS&PB da A.S. Praiana e responsáveis pelo Projeto Bailado – RS.

Será fornecido Certificado de Participação aos inscritos no Seminário.
Faça sua inscrição pelo fone: (51)9102-2650  e pelo e-mail: padededosamba@gmail.com


06 Novembro, dia de celebrar os pavilhões!

Hoje é dia de celebrar os pavilhões!



Hoje, 06 de novembro é o dia de celebrar todos os pavilhões, pois é o Dia do Mestre Sala e da Porta Bandeira, onde também é comemorado o Dia da Porta Estandarte.

Esta data é especial para os carnavalescos gaúchos, pois foi pensada e idealizada especialmente para o Rio Grande do Sul. Inspirados por duas cidades de importância no mundo do carnaval brasileiro: a cidade do Rio de Janeiro, a capital do samba, que comemora a data em 24 de novembro e da cidade de São Paulo, que comemora a data em 10 de junho.

Em Porto Alegre, a data escolhida ocorre no dia 06 de novembro, e não é por acaso... o dia é marcado pela fundação da Escola de Mestre Sala, Porta Bandeira e Porta Estandarte Padedê do Samba, uma escola de aprendizado, o núcleo gaúcho da Escola Mestre Dionísio do Rio de Janeiro – RJ. Vale lembrar que é uma escola que forma casais e porta estandartes, sem vinculo direto com as escolas de samba, apesar de ter alunos e instrutores desfilando em quase todas (se não todas) as escolas do carnaval gaúcho.

Neste dia dedicado ao mestre sala, à porta bandeira e à porta estandarte, é o dia de celebrar os sagrados pavilhões, estes sagrados panos, que quando agitados pela porta bandeira e pela porta estandarte, evocam toda a ancestralidade, os fundadores, os baluartes, a velha guarda... esta energia, do girar do pavilhão aguça nossos sentidos, mexe com nossas emoções... ou seja, sem as bandeiras e os estandartes, de nada valeria, nada em nossas escolas e tribos aconteceria, pois sem estas cores, formas, insígnias e símbolos não teríamos motivação para os desfiles, enredos, disputar sambas, confeccionar fantasias e alegorias... nada...

Ao celebrar os pavilhões, há uma lição muito importante, pois é dever de todos, saber se portar diante de um pavilhão... Ao ser apresentado pelo casal, nunca vire de costas, aplaudir é a regra, retire a cobertura, se estiver usando chapéu, e se por ventura o casal lhe homenagear, oferecendo a borda da bandeira, por favor, jamais junte seus lábios diretamente à bandeira, pois você estará maculando o pano consagrado da escola, beije sempre a sua mão (as costas da mão) que segura o pano da bandeira.

Ao casal e à porta estandarte, cabe evitar de apresentar a bandeira e o estandarte aquelas pessoas que estão bebendo (com copo à mão) que estejam fumando, de chapéu... enfim, parece bobagem, mas o comportamento e a vestimenta de quem assiste a dança do mestre sala e da porta bandeira, assim como a porta estandarte é de suma importância, é equivalente aos saraus, as festas da realeza... momento muito especial.

Ramão Carvalho.

FONTES:
http://www.setor1rs.com.br/2014/11/24-de-novembro-dia-do-mestre-sala-e-da.html
http://www.escolamestredionisio.net.br/#

Vida longa ao Padedê do Samba


Vida longa ao Padedê do Samba



Hoje, 06 de novembro é o aniversário do Padedê do Samba. Escola que forma mestres sala, porta bandeiras e porta estandartes. Escola esta que foi fundada por Manoel Dionisio, carioca que é mantenedor da Associação Cultural Educativa Escola de Mestre Sala, Porta Bandeira e Porta Estandarte da cidade do Rio de Janeiro.

Tudo começou diante a algumas iniciativas, primeiramente por Ana Marilda Bellos, que iniciou um movimento de workshop e qualificação dos casais em 2009, depois o mesmo evento foi realizado pela UDESCA – União dos Destaques do Carnaval de Porto Alegre. Em 06/11/2010, Manoel Dionísio reuniu algumas pessoas e definiu alguns renomados nomes do carnaval gaúcho e que seriam os instrutores para dirigir uma escola de formação de casais e de porta estandartes, que fosse desvinculada e independente das entidades carnavalescas.

De lá para cá, se vão 5 anos, marcados por muita luta, muita dificuldade, mas também de muita alegria... Com experiência despertou grandes talentos e já possui relevância para as entidades e para os desfiles de carnaval do Estado. Porém, ela é uma escola mantida por iniciativas dos instrutores, dos pais e responsáveis pelos alunos, e também, conta com a ajuda de pessoas muito importantes, que estendem a mão para que aconteçam as aulas. Vale salientar que os instrutores são todos voluntários e não são remunerados para dar as aulas.

Ponto relevante é que há representação do Padedê do Samba em praticamente 99% das escolas de samba do carnaval de Porto Alegre e região metropolitana, entre alunos e instrutores.

Vida longa a esta escola!... E que num futuro próximo ela tenha onde se fixar em definitivo e tenha condições de se manter financeiramente...

Ramão Carvalho.
Fonte: http://www.setor1rs.com.br/2015/11/vida-longa-ao-padede-do-samba.html